Aposentadoria rural por idade (2023): guia completo respondendo às suas dúvidas

LMR Advogados Associados > Blog > Previdenciário > Aposentadoria rural por idade (2023): guia completo respondendo às suas dúvidas
Aposentadoria rural por idade: como funciona e quem tem direito?

Trabalhar no campo significa enfrentar duras situações no dia a dia. Os trabalhadores rurais são expostos ao calor, a agentes biológicos, a defensivos agrícolas, entre diversos outros fatores de risco. Por isso, a aposentadoria rural por idade é um de seus direitos mais importantes.

De antemão, saiba que a aposentadoria rural por idade é aquela a qual o trabalhador do campo pode solicitar ao atingir uma idade mínima preestabelecida. 

Mas para esclarecer mais dúvidas sobre o assunto, preparamos este guia completo com as principais informações de que você precisa saber. Confira agora!

Como funciona a aposentadoria por idade rural em 2023?

Antes de mais nada, é preciso destacar que a aposentadoria rural por idade é apenas um dos três tipos da aposentadoria rural (as duas outras são: híbrida e por tempo de contribuição).

Como o próprio nome diz, ela é um benefício previdenciário oferecido especialmente a trabalhadores rurais. Ou seja, todos aqueles profissionais que realizam alguma atividade no campo para os empregadores. 

Algumas das principais atividades consideradas para a obtenção da aposentadoria rural são:

  • produção de carvão vegetal;
  • exploração agrícola ou pecuária;
  • exploração animal ou vegetal;
  • atividades de avicultura, suinocultura, apicultura, sericultura etc.

Requisitos da modalidade

Já para ter direito à aposentadoria rural por idade, conforme dados oficiais de 2023, são necessários os seguintes requisitos:

  • 60 anos, caso homem;
  • 55 anos, caso mulher;
  • 15 anos de contribuição ao INSS.

Fazendo uma breve relação com as aposentadorias daqueles que estão no centro urbano, são cerca de cinco anos a menos para a modalidade rural. Isso ocorre devido às circunstâncias mais duras que esses profissionais enfrentam no campo.

Quem tem direito à aposentadoria rural por idade?

Como dito anteriormente, a aposentadoria rural se destina àqueles que exercem atividades consideradas rurais pela legislação. No entanto, esse direito previdenciário por idade é ainda mais direcionado: apenas quatro categorias de trabalhadores possuem o direito a ela. Confira:

1. Trabalhador avulso

É aquele que presta serviços a vários agricultores ou produtores na zona rural. Sendo assim, como esse tipo de trabalhador não possui vínculo empregatício, a atividade prestada é apenas ocasional. 

Além disso, para o contrato, é obrigatória a intermediação do sindicato ou de uma gestora de mão de obra.

2. Contribuinte individual

O contribuinte individual rural também tem direito à aposentadoria por idade. Como esse profissional é autônomo, logo, não possui vínculo empregatício.

O que acontece é que o contribuinte faz suas contribuições por conta própria, sem intermédio, diferentemente do trabalhador avulso. 

Um exemplo de contribuinte individual é o diarista rural, que presta seus serviços de forma independente.

3. Segurado especial

Para quem vive em zona rural ou nas proximidades, existe a aposentadoria para o segurado especial. O segurado deve exercer alguma das seguintes atividades rurais:

  • pesca artesanal;
  • exploração agropecuária em até quatro módulos fiscais;
  • extrativismo vegetal ou seringa.

Importante: independentemente da atividade, ela precisa ser realizada de maneira habitual e como meio de subsistência.

Caso o segurado opte por fazer contratações, o prazo de contratação não deve ultrapassar 120 dias por pessoa.

Outro ponto positivo para a aposentadoria rural por idade para os segurados especiais é a dispensa da necessidade de pagar o INSS para adquirir o direito previdenciário.

4. Empregado rural

É aquele que trabalha de carteira assinada em área rural, seja como pessoa física ou jurídica.

Por outro lado, as contribuições previdenciárias já são feitas pelo empregador ao INSS.

Qual o valor da aposentadoria rural por idade?

A aposentadoria rural 2023 tem o valor mínimo de R$ 1.320, ou seja, um salário-mínimo. E o valor máximo do benefício não deve passar o teto do INSS, que é de R$ 7.507,49.

Para fins de cálculo, quem cumpriu com os requisitos antes da Reforma da Previdência de 2019, o valor a ser pago será a média dos 80% das maiores contribuições salariais do trabalhador.

Em contraposição, para quem cumpriu após a reforma, a base de cálculo será a média de todos os valores de contribuição, incluindo os valores menores. Considerando estes fatores, o valor final será 70% das porcentagens anteriores, acrescentando 1% a cada ano de contribuição.

Mas se o beneficiário estiver buscando a aposentadoria rural por idade especial, o valor a receber será de um salário-mínimo.

Advogado especialista em aposentadoria rural

Como vimos neste artigo, a aposentadoria rural por idade é um direito previdenciário exclusivo dos trabalhadores rurais que cumprem os requisitos em suas determinadas categorias. 

Porém, para quem almeja adiantar a tão sonhada aposentadoria, fazer o planejamento antecipado é indispensável. Nisso, um advogado especialista em aposentadoria rural pode orientá-lo com maestria sobre o cumprimento de exigências e a identificação de oportunidades.

Conte com a LMR Advogados para obter o auxílio especializado de que você precisa para se aposentar como trabalhador rural.

Surgiu alguma dúvida não respondida neste guia? Fale com um de nossos advogados hoje mesmo. Estamos prontos para ajudar você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

html, body { margin: 0; padding: 0; font-family: Poppins; font-size: 1em; line-height: 1.5; background: #F4F4F4; }
ATENDIMENTO
(19) 3897-2560
WHATSAPP
(19) 99516-5002
E-MAIL
clique aqui
ENTRAR EM CONTATO